Novembro Azul

Novembro Azul e Movember: Agregando valor a seu bigode

Facebooktwittergoogle_plusreddittumblrmailFacebooktwittergoogle_plusreddittumblrmailby feather

Não! Fazer o exame de próstata não afetará a masculinidade de nenhum homem. O câncer de próstata é o 2º mais comum nos homens e é mais incidente que o câncer de mama. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é que foram diagnosticados em 2012/2013 mais de 60 mil casos de câncer de próstata. Por não produzir sintomas, a importância de se realizar os exames é ainda maior. A doença mata cerca de 12 mil homens a casa 12 meses. Esse número representa um aumento de 95% nas mortes em comparação há 30 anos atrás. De acordo com o Ministério da Saúde, o medo e o preconceito são os principais culpados por estas estatísticas.

Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de cura (90% se diagnosticado em estágio inicial), mas para isso é imprescindível que sejam realizados anualmente os exames de toque retal e sangue.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 30% dos homens diagnosticados pelo SUS já está em fase avançada da doença. Ainda informam que 1 a cada 6 homens terá câncer de próstata e 1 a cada 36 morrerá da doença.

Agregando valor a seu bigode

Criado em 2003, em Melbourne/Austrália, o movimento Movember tem a proposta de discutir a saúde do homem. Representada por um bigode, a primeira edição contou com 30 pessoas e começou como uma brincadeira entre amigos que conversavam sobre tendências masculinas que estavam em baixa. Apenas em 2004 é que inseriram, realmente, uma causa por trás da brincadeira.

O Movember está presente em 21 países na África, América do Norte, Ásia e Europa e só em 2012 arrecadou US$147milhões. Desde 2003, o Movember teve mais de 1,9 milhões de participantes ao redor do mundo entre homens e mulheres. Destes, 1,1 milhões somente no ano passado. Ainda em 2012, o Movember foi listado como uma das 100 melhores ONGs do mundo.

Movember

Movember

O EFEITO MOVEMBER

Movember apoia mundialmente programas para a saúde dos homens e que combatem o câncer de próstata, o câncer testicular e problemas de saúde mental. Estes programas, dirigidos pela Fundação Movember, estão focados na conscientização e educação, vivendo com e para além do câncer, mantendo-se mentalmente saudável, vivendo com e para além de doença mental e na pesquisa para alcançar a nossa visão de um impacto permanente sobre a face da saúde dos homens.

COMO FUNCIONA?

Os participantes, homens ou mulheres, se inscrevem no site do Movember e criam um perfil. Nele, atualizam suas fotos, sendo que a primeira deve ser com a cara limpa, de forma que o bigode cresça ao longo de novembro. Para apoiar este ou aquele concorrente, os demais usuários dão notas e doam dinheiro para diversas instituições.

Movember

Movember

Ela ainda não existe oficialmente no Brasil, mas aqui acontece desde o ano passado, o Novembro Azul, que visa mostrar aos homens a importância do diagnóstico precoce. Em 2013, a SBU destaca uma nova recomendação: os exames anuais de toque retal devem ser feitos a partir dos 50 anos para os homens sem casos na família, e 45 anos para os homens com casos na família.

Novembro Azul MDV

Novembro Azul

O blog Meu Doce Veneno resolveu apoiar a campanha e convoca todos os leitores a participar também. Homens, e mulheres, tirem suas fotos de bigode (de verdade ou não) e enviem para contato@meudoceveneno.com.br. Para ficar mais lindo ainda, vocês podem usar uma plaquinha escrito #NovembroAzulMDV além do bigode (não é obrigatório, mas fica mais interessante).

Para facilitar pra vocês que não tem bigode e gostariam de participar, ali embaixo vocês podem baixar a imagem do bigode, imprimir e usar.

Aos mais ousados (que adoramos), podem seguir a linha do Lingerie Day, e tirar foto de boxer ou lingerie azuis e bigode.

No dia 30 de novembro todas as fotos enviadas serão postadas.

Faça você mesmo (pdf) – novembroazul_mdv

Facebooktwittergoogle_plusrsstumblrinstagramFacebooktwittergoogle_plusrsstumblrinstagramby feather

2 comments to Novembro Azul e Movember: Agregando valor a seu bigode

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>