Direitos da Mulher: Dia de Mobilização e Campanha

Facebooktwittergoogle_plusreddittumblrmailFacebooktwittergoogle_plusreddittumblrmailby feather

Campanha pelos Direitos da Mulher – Quando a Violência Contra a Mulher Acaba a Vida Continua

Direitos da Mulher

Campanha pelos Direitos da Mulher

Violência contra a mulher é crime e tem punição. Toda mulher agredida, física ou moralmente, deve ter coragem de denunciar seu agressor. A campanha visa conscientizar as mulheres que sofrem todo tipo de violência a não se calarem e tomarem uma atitude que aponte para uma vida melhor e a romperem o silêncio e a vergonha, para fazer valer os seus direitos que estão previstos em lei.

Uma idosa exibe o sorriso do recomeço, carregado de energias positivas. A mãe embala a filha e ergue alto sua crença nas projeções de uma vida digna dali em diante. Um grupo de amigas conversa, bate-papo, ri e se diverte, contando histórias da retomada de uma vida vitoriosa, marcada pela superação.

Estas imagens retratam as três peças da campanha de Mobilização Pelos Direitos da Mulher, que são ilustradas com sentimentos de esperança, de superação, de coragem e de determinação. Ingredientes transformadores da realidade.

Retrato da violência

A violência contra a mulher não escolhe idade, raça ou condição social. Na maioria das vezes, o silêncio prevalece por medo, vergonha ou até mesmo pela dependência econômica. Mais de sete mil medidas protetivas de urgência com base na Lei Maria da Penha foram deferidas na cidade de Curitiba desde que a lei entrou em vigor, em 2006. Destas, aproximadamente 1.500 foram emitidas de janeiro a julho deste ano. Seu alto índice de solicitações, a partir da denúncia da agressão para a polícia, significa que as mulheres de Curitiba estão sofrendo violência em casa ou mesmo sendo agredidas por pessoas da relação familiar delas.

Segundo o Mapa da Violência 2012 – estudo elaborado com base nas notificações de violência do Sistema Único de Saúde (SUS) -, Curitiba é a quarta capital do Brasil em assassinatos de mulheres e o Paraná é o terceiro estado brasileiro no ranking da violência contra a mulher. De acordo com o mesmo levantamento, das cem cidades brasileiras (com mais de 26 mil mulheres na população) com maior número de registro de homicídios femininos, onze são paranaenses e sete encontram-se na região metropolitana da Capital.

Dia de Mobilização pelos Direitos da Mulher

Dia de Mobilização pelos Direitos da Mulher

Dia de Mobilização pelos Direitos da Mulher

Acontece em Curitiba, no dia 24 de agosto, o Dia de Mobilização pelos Direitos da Mulher, onde diversos órgãos públicos se reunirão para um dia dedicado ao atendimento às mulheres em situação de violência. Atendimento de assistentes sociais, psicólogos, advogados para informar e orientar as mulheres sobre a Lei Maria da Penha, dar orientações de direito, além de fazer, se necessário, o registro de denúncias, cumprimento de mandados judiciais (para mulheres da capital) e muito mais. Todos os serviços serão gratuitos.

O evento contará com a presença de um núcleo da Delegacia da Mulher, Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência, Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Estado do Paraná, Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e Núcleo Jurídico da Universidade Federal do Paraná e da UniBrasil – Faculdades Integradas do Brasil.

Na praça será feita uma pequena mostra do que será a Casa da Mulher Brasileira, com serviços de orientação sobre a proteção dos direitos da mulher em situação de violência; atendimento de assistentes sociais, psicólogos e advogados; registro de denúncias; esclarecimento sobre a Lei Maria da Penha; orientações trabalhistas; emissão de medidas protetivas de urgência; cumprimento de mandados judiciais, além de atividades culturais, artísticas e educativas.

Data: Sábado, 24 de agosto de 2013
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Praça Santos Andrade – Em frente ao prédio histórico da UFPR

Informações e divulgação através do site da campanha.

Facebooktwittergoogle_plusrsstumblrinstagramFacebooktwittergoogle_plusrsstumblrinstagramby feather

10 comments to Direitos da Mulher: Dia de Mobilização e Campanha

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>